No início desse mês visitamos a feira ABIMAD, em São Paulo, para conhecer as novidades das empresas moveleiras para 2023.

Percebemos que algumas características do mobiliário de anos anteriores ainda persistem. Logo abaixo destacamos o que verificamos como tendência para este ano:


Madeiras claras e acabamento natural

As tonalidades de madeira são mais claras, com pouco brilho, veios aparentes, valorizando bastante o estado natural da madeira.


Porcelanato

Em tampos, em composição com vidro, couro ou madeira. Os acabamentos variam entre rústico, polido e acetinado.

O porcelanato apresenta vantagens quando aplicado em tampos, pois oferece maior resistência a riscos, manchas, líquidos, sol e calor, diferente das sensíveis pedras naturais. Pode reproduzir a beleza de pedras naturais, reduzindo a extração desses minerais.


Tecido boucle e texturas aparentes

Para estofados, cadeiras, almofadas e cabeceiras. Os tecidos vistos nos convidam à experiência tátil das texturas.


Orgânico

Desde 2021 as formas orgânicas têm se destacado, e vimos que este ano ainda seguem nas composições. Estofados, almofadas, cabeceiras de cama, mesas de jantar e conjuntos de mesas, espelhos dentre outros itens, utilizam-se de linhas sinuosas.

Os estofados acolhem, “abraçam” com suas formas generosas. Alguns modelos amplos são desenhados para dividir ou servir a dois ambientes, com mesas de apoio que se intercalam. As costas dos sofás são mais elaboradas, os detalhes são valorizados, uma vez que podem ficar afastados de paredes, em local de destaque. Costuras bem planejadas desenham lindamente as formas. Alguns modelos compostos por módulos de diferentes formas, semelhantes a seixos, possibilitam arranjos variados, conectando ambientes e oferecendo mais liberdade ao usuário.


E dentro do que chamamos orgânico, além da forma temos cores e materiais:

Cores neutras

Variedades de branco, off-white, nude, cinza foram predominantes, seguidos por tonalidades terrosas e verdes. Poucas apostas para cores intensas.

A sugerida Viva Magenta, cor escolhida pela Pantone para o ano 2023, mostrou-se tímida ainda no segmento de alta decoração.


Palhinha e tramas

Como um perfume artesanal! Aplicado em luminárias, cadeiras, poltronas, mesas, aparadores e peças decorativas; em grandes aplicações ou detalhes. Referências étnicas, indígenas estavam presentes em vários objetos e estampas.


Metal Dourado

O dourado é uma aposta com cheiro de novidade e aparece em pés de móveis, puxadores e detalhes em faixas.


Corda náutica

O mobiliário para áreas externas trouxe a corda náutica como destaque.


Nas mostras CASACOR de 2022 muitos ambientes já traziam nas composições o mobiliário com essas características, buscando oferecer uma experiência intimista, de encontro e refúgio, um pouco de escapismo e, sobretudo, conforto para um cenário pós pandemia.

Considerando esse diálogo entre indústria, designers, arquitetos, decoradores e usuários, acreditamos que os termos bem estar, aconchego e sustentabilidade devem orientar os próximos desenvolvimentos de produtos.

Como você percebe essa movimentação? Como isso vai influenciar suas decisões?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *